Casa limpa e organizada, facilmente


Manter uma casa limpa e arrumada pode ser uma tarefa cansativa e difícil! Por vezes pode até ser desmotivante quando o trabalho acumula! E é exactamente nos dias de folga do emprego, quando menos apetece, que nos dedicamos à casa! Os dias de descanso devem ser aproveitados da melhor maneira possível, e não de pano e vassoura na mão!

Criar um plano de acção - distribuir a carga de trabalho

Por estas razões criei um plano, que para mim funciona! Dedico sempre um pouco do meu tempo todos os dias, excepto aos fins-de-semana, para arrumar e limpar a casa.

Dividi as várias zonas da casa, tendo em conta o seu tamanho e esforço necessário para as limpar, pelos cinco dias da semana. A minha casa tem nove divisões: hall de entrada; lavandaria; cozinha; sala; corredor; wc; dois quartos; escritório. É-me mais difícil  limpar a cozinha e o wc pelo esforço que é necessário; e a sala pelo tamanho; Assim coloquei:

Segundas - Lavandaria e Cozinha + hall de entrada
Terças - Sala
Quartas - Corredor + wc
Quintas - Dois quartos
Sextas - Escritório

Especificar tarefas do plano

E o que faço eu, se só dedico umas duas horas no máximo a cada zona da casa?! As tarefas consistem na manutenção da zona, ou seja, limpar pó e/ou superfícies (como o fogão e bancadas); limpar vidros; trocar roupas da cama; arrumar as coisas nos devidos lugares; sacudir tapetes; varrer e/ou aspirar; lavar o chão.

Excepções

Quanto à roupa, faço uma máquina de lavar sempre que se justifique. Lavo e estendo logo de seguida para que a roupa não fique muito amarrotada (pelo menos tento sempre fazer desta forma). Apanho e dobro tudo. Separo por pessoas e cada um arruma o que é seu.

A roupa que realmente precisa de ser engomada também é dobrada e arrumada. Quando pretenderem usá-la devem avisar com um dia de antecedência para eu poder passá-la a ferro. Até porque quando engomava primeiro e arrumava depois, quando iam para usar já estava toda amarrotada outra vez!

Lavar a loiça e cozinhar, fazer camas, despejar o lixo é considerado tarefas diárias. Não há como não fazê-las todos os dias!

Limpezas mais profundas

Estas limpezas conforme o nome indica, é de alto a baixo da esquerda para a direita! É o mais completo possível! Inclui candeeiros; paredes; janelas; rodapés; armários; escovar sofás; lavar cortinados; desviar móveis; é fazer tudo o que é necessário para que fique a brilhar! 

Para estas tarefas, segui o mesmo plano das tarefas de manutenção. Assim ficou:

Janeiro - Um quarto;
Fevereiro - Outro quarto;
Março - Escritório;
Abril - Wc;
Maio - Corredor;
Junho - Sala;
Julho - Lavandaria;
Agosto - Cozinha;
Setembro - Hall de entrada;

Sim, sobraram meses! Para já este é o método que tenho praticado e tem resultado! Pode ser que ainda venha a melhorar alguma coisa com o passar do tempo. Desta forma, tem-me sobrado mais tempo para estar com a minha família e até para dar mais atenção a mim mesma! Também é importante! De que vale ter uma casa impecável se não estiver bem comigo e com a minha família!?


Espero que tenham gostado!? Se tiverem dúvidas perguntem! Boa semana!

Comentários

  1. Cá por casa fazemos a limpeza mais a fundo às sextas. Limpar o pó, mudar camas, aspirar, sacudir tapetes, limpar casas de banho... Tiramos no máximo 3h para isso e fica tudo limpo. Pessoalmente gosto mais desta maneira porque, da forma que fazes, parece que a casa nunca está completamente limpa, há sempre uma divisão que ainda não está arrumada.

    Acho que ajuda durante a semana ir fazendo o básico. Como dizes, fazer camas, lavar loiça, arrumar a cozinha, lixo, são tarefas diárias. Mas se, ao longo da semana, formos sempre arrumando alguma coisa que está fora do sítio, dando atenção a algo que precisa mesmo de ser limpo ou arrumado, à sexta não custa nada, é quase só limpar o pó. Gosto mais assim. Roupas são sempre lavadas, estendidas e arrumadas todos os dias. Para passar a ferro tiramos umas horas num dia da semana e fica tudo pronto, sem deixar acumular. Não tinha paciência para ir passando à medida que me apetece usar, acho que dá mais trabalho.

    Aquelas tarefas mais chatas, mais morosas e que não precisam de tantos cuidados semanais ou sequer mensais, tipo lavar cortinas ou tapetes, são feitas nas mudanças de estação ou quando é mesmo necessário.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares