Metas 2018

janeiro 03, 2018

Girl Blowing Confetti
Viva! Como estão? O Natal foi bom? Por aqui passamos em família, entre risadas e muito carinho. Entramos em 2018, também bem juntinhos a comer e beber! Criamos momentos únicos que quero continuar a criar todos os dias deste ano e dos que virão!

Este ano criei metas para mim mesma, dividi em três tipos de metas: Metas Pessoais, dedicadas a mim ao meu ser; Metas Materialistas, referentes a objectos ou artigos que pretendo adquirir; Metas para Blog. Estas metas, ou objectivos podem aumentar e/ou alterar ao longo do ano, pois tudo muda e eu não sou excepção!


Metas Pessoais

Ser grata;

Ser mais organizada;

Não cortar a palavra quando alguém está a falar, ainda que seja para concordar;

Praticar mindfulness;

Aprender yoga;

Fazer mais exercício físico;

Praticar a alimentação Paleo;

Criar um guarda-roupa minimalista;


Metas Materialistas

Comprar uma maquina de fazer pão;

Comprar um telemóvel novo;


Metas do Blog

Criar mais posts com bom conteúdo e mais regulares;

Ter mais leitores;


E vocês que metas definiram? Espero que o vosso ano seja repleto de alegrias!


Como fazer o planeamento das refeições

novembro 21, 2017

O prometido é devido e aqui estou eu para vos contar como faço os meus planeamentos de refeições. 

O planeamento serve essencialmente para eu saber o que vou comprar antes de me enfiar no supermercado, senão era a desgraça... Antes gastava muito xilim e trazia pouco, agora continuo a gastar muito (ahah a vida está cara!) mas trago mais comida, e a única coisa que mudou (para além de fugir dos corredores que nos fazem cair na tentação!) foi o facto de levar a lista comigo.

Esta lista é baseada no planeamento que faço descansadinha no meu netbook! Mas como? Através de uma app! Sim tem app mas fui eu que adaptei!! Chama-se Trello e está disponível na play store, até podem fazer isto no telemóvel, ou através do browser! 

Não vou explicar tudo o que a app faz porque isso podem ler onde fazem o download, vou sim dizer-vos o que fiz:

Criei um quadro só para fazer várias listas com todas as receitas que conheço, assim:



Assim como podem ver, tenho a lista do Peixe; da Carne; Sopas; Marisco e Outros;

Dentro de cada lista existem vários cartões, que são as receitas; Por exemplo, na lista do Peixe, temos o cartão Bacalhau com Natas (canto superior esquerdo);

Dentro de cada cartão podem colocar a informação que quiserem:


Aqui, podem escrever como se faz o bacalhau com natas, podem colocar vários anexos, como por exemplo imagens; Eu optei apenas por dar o título e uma imagem, porque sei como confeccionar esta comida; 

Podem também atribuir etiquetas (ou categorias), que é aquela barrinha azul na imagem acima. Isto dá muito jeito para depois saberem quantas porções de peixe consomem;

O que dá mais trabalho é o compilar e organizar toda a informação, mas também só dá uma vez (levou uma tarde se bem me lembro);

Falta só uma configuração, que devem selecionar no menu (canto superior direito), os chamados power-ups, adicionem o calendário:


Com isto tudo prontinho, vamos à parte boa que é fazer o nosso planeamento:

Vamos escolher o bacalhau com natas para segunda-feira, vamos ao cartão e aparece no canto superior direito um lápis, clicamos e aparece a opção de atribuir uma data de entrega:


Ao definir a data fazemos salvar e este cartão vai aparecer no nosso calendário (clicar no canto superior direito, ao lado menu):


Agora, é fazer o mesmo para o resto da semana; O difícil é escolher o cartão (refeição)!

No calendário conseguem ver a quantidade de vezes que está previsto consumir carne e peixe, graças às etiquetas;

As datas não desaparecem o que é bom, pois assim não repetes com tanta facilidade;

Só temos que fazer a lista do que é preciso para confeccionar esta comida;

Sei que dá trabalho ao início para juntar a informação; Mas como costumo dizer, o tempo que perdi já o ganhei, pois já não perco tanto tempo a matutar o que é que vou cozinhar! Também sou muito mais rápida nas compras!

Explorem muito a app, pois dá para fazer imensas coisas! Se tiverem dúvidas e se eu puder ajudar comentem. 

Espero que tenham gostado e fiquem bem!

Menu Semanal

novembro 20, 2017


Olá, Olá! Aqui vai mais um menu com alguns exemplos de refeições para esta semanita que começou (antes tarde que nunca!)! Espero que gostem!?? Amanhã vou explicar como faço estes planeamentos!

Segunda
Empadão de Carne

Terça
Salsichas frescas enroladas em lombardo com batatinha cozida

Quarta
Entremeada grelhada com arroz de tomate

Quinta
Costeletas grelhadas com meada

Sexta
Omelete e salada

Sábado
Coração em vinha d'alhos
Peixe vermelho de cebolada com batatinha cozida

Domingo
Cozido à Portuguesa
Salmão na frigideira com brócolos e puré de couve-flor

Não se esqueçam de passar por cá amanhã, vou mostrar-vos como faço para me organizar antes de ir às compras. Até lá fiquem bem e boa semana!!

Menu Semanal

novembro 10, 2017


Bom dia gente boa! Venho deixar-vos uma previsão do que por aqui se vai comer na próxima semana! Assim, senão souberem o que fazer sempre podem se inspirar e até copiar!

Segunda
Arroz de cabidela

Terça
Coelho guisado com meada e cenoura

Quarta
Feijoada


Quinta
Costeletas de cebolada com Puré


Sexta
Vitela guisada com ervilhas e cenouras com arroz branco


Sábado
Bacalhau à Zé do Pipo

Frango Assado com batatas

Domingo
Atum com penne e leguminosas com molho bechamel

Bifinhos com cogumelos e arroz

Bom fim de semana!!

novembro 21, 2013

Deu-me para a reler o blog…que bem que me soube!! Reparei que ando muitas vezes cansada e doente…. 

Malas e mais malas....

outubro 24, 2013

O prometido é devido!

Venho falar-vos do viciosinho que a minha mãe me passou....Adoro malas! Se vejo alguma que me agrada, o meu primeiro impulso é "Quero-a!"!! Enquanto solteira e senhora do meu dinheiro comprava-a na hora!

Hoje em dia, penso duas vezes primeiro. As coisas não andam muito finas de dinheiro e também por razões de espaço, evito comprar! Mas que gosto, gosto..muito!

Gosto que tenham bastante espaço, para levarem muitas coisas...até porque, quem acaba por carregar tudo de todos, sou eu!

Pronto, aqui fica um dos meus vícios!!




....

outubro 03, 2013

E eis o menu da cozinha lá de casa para a próxima semana!!


Segunda - Arroz de tomate com Cordon Bleu;

Terça - Esparguete com carne de porco picada;

Quarta - Costeletas do cachaço com arroz de ervilhas e batatas fritas;

Quinta - Bifanas com espirais;

Sexta - Salada Russa;

Sábado - Pato no forno com batatinha cozida;

Domingo - Bacalhau com natas!!

Ideias...muitas ideias!

outubro 01, 2013




Ando com o cérebro a fervilhar de tantas ideias que, quando as vou para apontar já fui "atropelada" por uma nova ideia que esqueço da anterior!!  :(
Tenho de as apontar para depois as organizar e ver se são viáveis!


A mesa da sala tem passado algumas horas num reboliço! Preciso de ser mais organizada!




Esta semana há muito que fazer!! Amanhã começo um curso de fotografia e vídeo...estou super motivada!

Volto amanhã com o planeamento das refeições para a próxima semana!

Tatuagens

junho 17, 2013

Sempre quis fazer uma! Nunca tive bem a certeza do que queria fazer e o medo de agulhas não ajudava! No entanto, há coisa de uns poucos anos atrás soube o que queria tatuar. Algo que contém significado para mim, que aos olhos dos outros não diz nada! Faltava ultrapassar o pânico que tenho quando vejo agulhas, e isto, é história para contar um outro dia! 

Eis as minhas tattoos:


A primeira é a data em romano do nascimento da minha Bru! Foi o dia em que senti o maior de todos afectos...o sentimento mais grandioso que existe! Nunca irei esquecer o momento do toque da pele da minha filha sobre a minha...e ainda os meus olhos não haviam poisado nela, e já o meu corpo sentia uma enorme onda de calor, de amor, de responsabilidade e de protecção para com ela!

A segunda, inicialmente era para ser na parte de cima da mão esquerda junto ao dedo anelar, onde se coloca o anel da aliança. Porquê aqui? Na antiguidade acreditava-se que existiria uma veia que ia desde este dedo até ao coração, a veia do amor! Podem saber mais sobre isto aqui! Alterei a localização para a parte interna do pulso porque, ficava muito "há vista" e nos tendões doooóiiiii (como sei?! uma das pontas da estrela ficou bem no tendão...ai! até passei mal!)!!! Para mim, estas duas estrelas são as que iluminam o meu caminho, e estarão sempre comigo perto do meu coração! Facilmente olho para elas e assim me ajudam a superar os meus momentos menos bons!

Como já referi, doeu no tendão...tudo o resto não! Consegui fazê-las pois, o meu marido esteve sempre comigo, me fez rir e o tatuador também foi impecável!

Não sei se farei mais...no entanto, gosto muito de ver piercings na sobrancelha e nariz...quem sabe, um dia!?

Boa semana!!

Tecnologias

abril 29, 2013




É curioso a forma e velocidade com que a tecnologia evoluiu, nestes últimos anos! Foi tão rápido o salto de uma TV a Preto e Branco para os LED's (e perdoem-me se este já não o último grito) que, por vezes dou por mim a pensar como será, quando a minha filha tiver a minha idade! Chego a ter medo!

Hoje em dia, compram-se novos gadgets com relativa facilidade! E o que se usa hoje, daqui a 3 meses já é démodé! Eu não sou nenhuma desperdiça dinheiro, mas confesso que gosto de andar atualizada, fui criada assim!! Fui mordida pelo bicho da tecnologia ainda muito nova, graças ao meu pai!

Um dia desses conto-vos, qual foi o vicio que a minha mãe me deixou de herança!

Não sei se havia dito, mas eu recebi de prenda no mês de Dezembro uma máquina fotográfica nova!! Uma Canon 1000D!! Sei que existem mais recentes, mas para quem tinha uma 350D!

Nem imaginam a minha felicidade! Esta nova máquina arrumou com a 350D para canto! Há pouco tempo, numa das minhas limpezas aos armários, dei com ela novamente e senti remorsos, pois ela está em excelentes condições! Por isso, decidi vendê-la!

Vamos ver se ela vai fazer mais alguém sorrir! Olha o passarinho!!

Imagem aqui!

Menu semanal

janeiro 01, 2013


Ora aqui vai o planeamento das refeições até ao final da semana! Levou-me uma eternidade para fazer!!

Quarta
Sopa de Espinafre + Arroz de feijão encarnado com perú (sobrou do dia de Natal, desfiei-o e congelei...agora é só usar!);

Quinta
Batatas cozidas com peixe vermelho estufado com muita cebola;

Sexta
Bifanas grelhadas com massa;

Sábado
Almoço - Sopa de Feijão verde + Pastéis de carne picada com quinoa;
Jantar - Legumes salteados com um peixe cozido (ainda não sei qual!);

Domingo
Almoço - Nuggets no Forno com Legumes cozidos e salada variada;
Jantar - Sobras + Sopa + Salada;

Com base nesta lista, vou fazer a minha lista de compras!!

Boa semana!!





Coelhinho

setembro 24, 2011


imagem retirada da net

Gelado, geladinho já comia um bocadinho!!

abril 03, 2011


Segundo o Google o gelado Sundae faz 119 anos...isto lá para os lados da América! Na realidade este gelado foi preparado pela primeira vez na China, há 3000 anos atrás!! Combinaram sumo de fruta com mel e neve! Esta receita viajou até Itália através Marcopolo (não tenho a certeza se é assim ou Marco Polo!!), um mercador e viajante italiano. Aqui acrescentaram leite à receita! O gelado foi um sucesso de tal forma que até à França e Inglaterra agradou! Quando os Ingleses colonizaram a América levaram com eles esta delicia! Assim, a receita foi viajando de país em país!!

A origem do nome Sundae vem de Sunday que, significa domingo. O motivo pelo qual o chamam assim, veio da necessidade arranjar um substituto ao Ice cream soda que, era consumido aos domingos. O consumo desta bebida de aspecto semelhante à cerveja, era condenado pela comunidade protestante.

Ok! Agora que já sabemos tudo ou quase tudo só me apetece correr até ao supermercado e comer um gelado de imensos sabores e caramelo por cima!!! Ai...até dói!!


Fontes: aqui e aqui mais aqui e por fim aqui!!!

Desenhar...

março 18, 2011


É algo que continuo a fazer desde miúda!! E gosto!!...mas, os meus desenhos ficam na gaveta dentro das sebentas!! Estou a começar a pensar em dar-lhes um pouco mais de luz!!

Refeições...

março 11, 2011

 
...para os próximos sete dias:

Sábado – Sopa de caldo verde + Peixe cozido com legumes, ovos e batatas;

Domingo – Salada + massinhas e Frango ou Perú desfiado e milho salteados;

Segunda-feira – Pão-pizza (leva na base (pão aberto a meio) queijo ralado + cubinhos e fiambre + tomate vai ao forno ou microondas);

Terça-feira – Açorda;

Quarta-feira – Hamburgers grelhados com salada;

Quinta-feira – Arroz de legumes com peixinhos;

Sexta-feira – Salsichas escondidas (enroladas em lombardo) com Puré;

...Amanhã de manhã faço a lista de compra baseada nisto!!



Planeamento das refeições

janeiro 01, 2011


Essas entradas, foram boas?!! Espero que sim!! As minhas foram as melhores de sempre! Irei guardar este dia para sempre na minha memória! Este ano vai ser ainda melhor que o anterior!
O que me traz aqui hoje é a listinha do que pretendo cozinhar durante a próxima semana (amanhã tenho de ir às compras, por isso tenho de saber o que irei precisar!):

Segunda - Sobras + Sopa de feijão verde (feita amanhã!);

Terça - Massa de gambas;

Quarta - Legumes cozidos com bifinhos de perú;

Quinta - Caldeirada de peixe;

Sexta - Arroz de ervilhas com salsichas frescas;

Sábado - Peixe assado no forno;

Domingo - Canja;

Já está! Agora, é fazer uma lista com os ingredientes que preciso!!

Espero que este 2011 seja cheio de surpresas boas para todos nós!

xoxo

imagem do google


Planeamento das refeições

dezembro 26, 2010


Ora Viva!!
Depois de nos empaturrarmos de calorias nestes últimos dias há que voltar a ter controle! Então aqui fica o que vou comer na próxima semana:

Segunda - Arroz cozido com lombardo e peixe cozido;

Terça - Peito de frango cozido com aquela massa enroscada;

Quarta - Batatas cozidas com ovo cozido e salmão grelhado;

Quinta - Bocadinhos de carne de porco com massa de grão de bico;

Sexta - Salada russa com atum;

Sábado - Frango assado;

Domingo - Sobras + Sopa de feijão verde;

Durante a semana irei fazer uma sopa de cebola; Há noite as nossas refeições são constituídas por um prato de sopa e outro de salada mais fruta!
É com base nisto que vou fazer a minha lista de compras!

Bom domingo e boa semanita!!

imagem via heartit

xoxo