Bom dia meninos e meninas!! Ahahah, serão só meninas os que me leem!?? Serão?.... Como estão? Eu cá ando numa ansiedade louca pois, o meu ex-patrão ainda não me pagou o meu subsidio de férias e de natal!!! RRRRRrrrrr, mas fffuuu respira fundo, ergue a cabeça e continua em frente! Venho trazer-vos algumas fotos inspiradoras (ou não!) do meu instagram de Novembro! Aproveitem sigam-me, para isso é só clicar aqui! Beijos e bom fim de semana!!
Gente bonita!! Como estão? Vim fazer um update:
Cortei o cabelo (eu mesma a mim mesma!! eheh)! As cabeleireiras comigo ia à falência!! ahah! Ora vejam se não está lindo, na nova foto de perfil aqui à direita! Gostam??
Comecei a fazer um CCP ou o antigo CAP - Formação pedagógica Inicial de Formadores!! E já fiz a minha primeira simulação! Até que correu muito bem! Hoje finalmente vamos fazer o projecto de melhoria, assinalar os prós e contras, o certo e errado na simulação para que a última sessão seja ainda melhor! Esta formação vai-me permitir dar formações.
Fiz anos de vida! Não me lembro de gostar deste dia, e este ano não foi diferente...fico sempre muito melancólica! Não consigo explicar o porquê (hhhhuummm...será porque ficas mais velha! ahahah!)!
Árvore de Natal já está prontinha e por incrivel que pareça nestas primeiras 24h ainda não surgiram danos! Refiro-me a gatas a brincar com a decoração e a escalar a dita cuja!!
Já comprei a minha agenda para o ano que se avizinha, e é linda!! Até tem autocolantes!! É para eu encher de horários com formações que vou dar - estou a começar usar PNL (programação neurolinguística - não me perguntem o que é, que eu também não sei!!), usar o espero ou quero pelo vou, ou seja passar da intenção à acção! Yeah baby!!
Uuui vou indo que parece que estou a ficar com altas concentrações de energia!! Boa semana!!
O prometido é devido e aqui estou eu para vos contar como faço os meus planeamentos de refeições.
O planeamento serve essencialmente para eu saber o que vou comprar antes de me enfiar no supermercado, senão era a desgraça... Antes gastava muito xilim e trazia pouco, agora continuo a gastar muito (ahah a vida está cara!) mas trago mais comida, e a única coisa que mudou (para além de fugir dos corredores que nos fazem cair na tentação!) foi o facto de levar a lista comigo.
Esta lista é baseada no planeamento que faço descansadinha no meu netbook! Mas como? Através de uma app! Sim tem app mas fui eu que adaptei!! Chama-se Trello e está disponível na play store, até podem fazer isto no telemóvel, ou através do browser!
Não vou explicar tudo o que a app faz porque isso podem ler onde fazem o download, vou sim dizer-vos o que fiz:
Criei um quadro só para fazer várias listas com todas as receitas que conheço, assim:
Assim como podem ver, tenho a lista do Peixe; da Carne; Sopas; Marisco e Outros;
Dentro de cada lista existem vários cartões, que são as receitas; Por exemplo, na lista do Peixe, temos o cartão Bacalhau com Natas (canto superior esquerdo);
Dentro de cada cartão podem colocar a informação que quiserem:
Aqui, podem escrever como se faz o bacalhau com natas, podem colocar vários anexos, como por exemplo imagens; Eu optei apenas por dar o título e uma imagem, porque sei como confeccionar esta comida;
Podem também atribuir etiquetas (ou categorias), que é aquela barrinha azul na imagem acima. Isto dá muito jeito para depois saberem quantas porções de peixe consomem;
O que dá mais trabalho é o compilar e organizar toda a informação, mas também só dá uma vez (levou uma tarde se bem me lembro);
Falta só uma configuração, que devem selecionar no menu (canto superior direito), os chamados power-ups, adicionem o calendário:
Com isto tudo prontinho, vamos à parte boa que é fazer o nosso planeamento:
Vamos escolher o bacalhau com natas para segunda-feira, vamos ao cartão e aparece no canto superior direito um lápis, clicamos e aparece a opção de atribuir uma data de entrega:
Ao definir a data fazemos salvar e este cartão vai aparecer no nosso calendário (clicar no canto superior direito, ao lado menu):
Agora, é fazer o mesmo para o resto da semana; O difícil é escolher o cartão (refeição)!
No calendário conseguem ver a quantidade de vezes que está previsto consumir carne e peixe, graças às etiquetas;
As datas não desaparecem o que é bom, pois assim não repetes com tanta facilidade;
Só temos que fazer a lista do que é preciso para confeccionar esta comida;
Sei que dá trabalho ao início para juntar a informação; Mas como costumo dizer, o tempo que perdi já o ganhei, pois já não perco tanto tempo a matutar o que é que vou cozinhar! Também sou muito mais rápida nas compras!
Explorem muito a app, pois dá para fazer imensas coisas! Se tiverem dúvidas e se eu puder ajudar comentem.
Espero que tenham gostado e fiquem bem!
Olá, Olá! Aqui vai mais um menu com alguns exemplos de refeições para esta semanita que começou (antes tarde que nunca!)! Espero que gostem!?? Amanhã vou explicar como faço estes planeamentos!
Segunda
Empadão de Carne
Terça
Salsichas frescas enroladas em lombardo com batatinha cozida
Quarta
Entremeada grelhada com arroz de tomate
Quinta
Costeletas grelhadas com meada
Sexta
Omelete e salada
Sábado
Coração em vinha d'alhos
Peixe vermelho de cebolada com batatinha cozida
Domingo
Cozido à Portuguesa
Salmão na frigideira com brócolos e puré de couve-flor
Não se esqueçam de passar por cá amanhã, vou mostrar-vos como faço para me organizar antes de ir às compras. Até lá fiquem bem e boa semana!!
Eu gosto muito da época natalícia! Mas com todo este sol... nem parece que estamos quase no natal! No natal tem de estar a chover! Deveria nevar, mas isso já é pedir demais! Agora estar um sol enorme e luminoso é que não me agrada muito!! Todo aquele charme e magia fica um bocadinho off! Não acham?
Precisamos tanto, mas tanto da chuva, não só porque o natal fica mais "bonito", mas também porque a nossa barragem de Fagilde atingiu valores muito baixos de água!! Por isso òoo S. Pedro, toca a trabalhar, faz favor de abrir as torneiras!
Boa semana!
Bom dia gente boa! Venho deixar-vos uma previsão do que por aqui se vai comer na próxima semana! Assim, senão souberem o que fazer sempre podem se inspirar e até copiar!
Segunda
Arroz de cabidela
Terça
Coelho guisado com meada e cenoura
Quarta
Feijoada
Quinta
Costeletas de cebolada com Puré
Sexta
Vitela guisada com ervilhas e cenouras com arroz branco
Sábado
Bacalhau à Zé do Pipo
Frango Assado com batatas
Domingo
Atum com penne e leguminosas com molho bechamel
Bifinhos com cogumelos e arroz
Bom fim de semana!!
Já as outras, como arrumar a casa, já são mais chatas, no entanto procuro fazê-las o mais rápido possível, para poder ficar com o resto do tempo livre. Trabalho feito consciência tranquila!
E vocês quais são aquelas tarefas que fazem sempre e que adoram?! Já repararam que existem coisas que fazemos todos os dias sem nos apercebemos, que nos dão um bem estar e conforto incríveis!?











