Como fazer o planeamento das refeições

novembro 21, 2017

O prometido é devido e aqui estou eu para vos contar como faço os meus planeamentos de refeições. 

O planeamento serve essencialmente para eu saber o que vou comprar antes de me enfiar no supermercado, senão era a desgraça... Antes gastava muito xilim e trazia pouco, agora continuo a gastar muito (ahah a vida está cara!) mas trago mais comida, e a única coisa que mudou (para além de fugir dos corredores que nos fazem cair na tentação!) foi o facto de levar a lista comigo.

Esta lista é baseada no planeamento que faço descansadinha no meu netbook! Mas como? Através de uma app! Sim tem app mas fui eu que adaptei!! Chama-se Trello e está disponível na play store, até podem fazer isto no telemóvel, ou através do browser! 

Não vou explicar tudo o que a app faz porque isso podem ler onde fazem o download, vou sim dizer-vos o que fiz:

Criei um quadro só para fazer várias listas com todas as receitas que conheço, assim:



Assim como podem ver, tenho a lista do Peixe; da Carne; Sopas; Marisco e Outros;

Dentro de cada lista existem vários cartões, que são as receitas; Por exemplo, na lista do Peixe, temos o cartão Bacalhau com Natas (canto superior esquerdo);

Dentro de cada cartão podem colocar a informação que quiserem:


Aqui, podem escrever como se faz o bacalhau com natas, podem colocar vários anexos, como por exemplo imagens; Eu optei apenas por dar o título e uma imagem, porque sei como confeccionar esta comida; 

Podem também atribuir etiquetas (ou categorias), que é aquela barrinha azul na imagem acima. Isto dá muito jeito para depois saberem quantas porções de peixe consomem;

O que dá mais trabalho é o compilar e organizar toda a informação, mas também só dá uma vez (levou uma tarde se bem me lembro);

Falta só uma configuração, que devem selecionar no menu (canto superior direito), os chamados power-ups, adicionem o calendário:


Com isto tudo prontinho, vamos à parte boa que é fazer o nosso planeamento:

Vamos escolher o bacalhau com natas para segunda-feira, vamos ao cartão e aparece no canto superior direito um lápis, clicamos e aparece a opção de atribuir uma data de entrega:


Ao definir a data fazemos salvar e este cartão vai aparecer no nosso calendário (clicar no canto superior direito, ao lado menu):


Agora, é fazer o mesmo para o resto da semana; O difícil é escolher o cartão (refeição)!

No calendário conseguem ver a quantidade de vezes que está previsto consumir carne e peixe, graças às etiquetas;

As datas não desaparecem o que é bom, pois assim não repetes com tanta facilidade;

Só temos que fazer a lista do que é preciso para confeccionar esta comida;

Sei que dá trabalho ao início para juntar a informação; Mas como costumo dizer, o tempo que perdi já o ganhei, pois já não perco tanto tempo a matutar o que é que vou cozinhar! Também sou muito mais rápida nas compras!

Explorem muito a app, pois dá para fazer imensas coisas! Se tiverem dúvidas e se eu puder ajudar comentem. 

Espero que tenham gostado e fiquem bem!

Menu Semanal

novembro 20, 2017


Olá, Olá! Aqui vai mais um menu com alguns exemplos de refeições para esta semanita que começou (antes tarde que nunca!)! Espero que gostem!?? Amanhã vou explicar como faço estes planeamentos!

Segunda
Empadão de Carne

Terça
Salsichas frescas enroladas em lombardo com batatinha cozida

Quarta
Entremeada grelhada com arroz de tomate

Quinta
Costeletas grelhadas com meada

Sexta
Omelete e salada

Sábado
Coração em vinha d'alhos
Peixe vermelho de cebolada com batatinha cozida

Domingo
Cozido à Portuguesa
Salmão na frigideira com brócolos e puré de couve-flor

Não se esqueçam de passar por cá amanhã, vou mostrar-vos como faço para me organizar antes de ir às compras. Até lá fiquem bem e boa semana!!

Natal com Sol??

novembro 13, 2017


Eu gosto muito da época natalícia! Mas com todo este sol... nem parece que estamos quase no natal! No natal tem de estar a chover! Deveria nevar, mas isso já é pedir demais! Agora estar um sol enorme e luminoso é que não me agrada muito!! Todo aquele charme e magia fica um bocadinho off! Não acham?

Precisamos tanto, mas tanto da chuva, não só porque o natal fica mais "bonito", mas também porque a  nossa barragem de Fagilde atingiu valores muito baixos de água!! Por isso òoo S. Pedro, toca a trabalhar, faz favor de abrir as torneiras!

Boa semana!

Menu Semanal

novembro 10, 2017


Bom dia gente boa! Venho deixar-vos uma previsão do que por aqui se vai comer na próxima semana! Assim, senão souberem o que fazer sempre podem se inspirar e até copiar!

Segunda
Arroz de cabidela

Terça
Coelho guisado com meada e cenoura

Quarta
Feijoada


Quinta
Costeletas de cebolada com Puré


Sexta
Vitela guisada com ervilhas e cenouras com arroz branco


Sábado
Bacalhau à Zé do Pipo

Frango Assado com batatas

Domingo
Atum com penne e leguminosas com molho bechamel

Bifinhos com cogumelos e arroz

Bom fim de semana!!

Rotinas favoritas

novembro 09, 2017


Gosto muito das minhas rotinas! Mas das rotinas que me dão prazer! Como por exemplo, as caminhadas ao fim de semana, o vestir o pijama assim que chego a casa. Servir o jantar o mais tardar até às 19h30! Ah! Adoro cozinhar! Ver séries e filmes no domingo à tarde! Estas eu gosto, são coisas que vais ter de fazer (ou não!! eheh), mas que sabem muito bem! Quando não as faço porque não houve oportunidade, ou os planos para esse dia eram diferentes, sinto que me falta qualquer coisa!

Já as outras, como arrumar a casa, já são mais chatas, no entanto procuro fazê-las o mais rápido possível, para poder ficar com o resto do tempo livre. Trabalho feito consciência tranquila!


E vocês quais são aquelas tarefas que fazem sempre e que adoram?! Já repararam que existem coisas que fazemos todos os dias sem nos apercebemos, que nos dão um bem estar e conforto incríveis!? 

Protesto contra mim mesma!

outubro 05, 2017


Para que fique registado: Eu vou deixar de ser preguiçosa (não é preguiçosa no mau sentido, entenda-se!)!! Vou fazer mais e melhor, ainda não sei como, mas tenho de conseguir! O verão passou muito rápido, o Outono já exibe as suas cores lindas que me inspiram e eu vou bater o pé e concretizar os meus objectivos! Estou cansada de ver o tempo a passar... anos começam e acabam e eu sempre na mesma cepa torta!! E vamos a isso que sem esforço e dedicação nada se faz! 

Bom feriado e bom fim-de-semana para quem faz ponte (eu!! eheh!!)!!

Locomotiva e carruagens

julho 31, 2017


Andamos a percorrer a ecopista do Dão aos poucos! O objectivo é conseguir concluir o trajecto todo. E ontem fizemos mais um pouco do percusso!

Espera aí, o que é a ecopista do Dão!? Resumindo muito rapidamente, é a antiga linha ferroviária que ligava Santa Comba Dão a Viseu, intersectava a linha da Beira Alta;

Em Viseu ligava à linha do Vouga que ia até Aveiro, e aqui fazia ligação à linha do Norte. 
Mas para terem uma ideia melhor, pesquisem no google (o que seria de nós sem o google!! ahah!), ou espreitem aqui!


Como sempre estivemos rodeados de muita natureza, paisagens lindas e fomos verdadeiros exploradores! Encontramos uma locomotiva e duas carruagens, uma de cargas e outra de pessoas! Pena que estava vandalizado!

O sossego de andar entre aqueles pedaços de terra onde não há estradas é fantástico!

Bom, bom seria, ir sem hora para chegar em casa e simplesmente sair andando e só parar quando o corpo não aguentasse mais. E aí chegar num bom sítio para comer e dormir para que no dia seguinte voltasse a repetir! Aeuhaueh!

Assim, ao contrário daquilo que gostaria, caminhamos durante quase duas horas que, ainda tínhamos que voltar para trás até onde ficou o carro. 

Foi um passeio muito agradável, foi pena ter o tempo contado! Ah e estava um calor... e só eram cerca das 10 horas! Todas as horas contam quando estás com quem amas!

Boa semana!